A especialidade de artroscopia e cirurgia do joelho visa tratar e prevenir lesões na articulação do joelho como rupturas ligamentares, lesões meniscais, lesões de cartilagem, dor femuropatelar, gonartrose e processos inflamatórios. A realização de uma avaliação clinica adequada, bem como de exames complementares possibilitam o correto diagnóstico e tratamento, visando a melhoria dos sintomas do paciente.
Sim, há tratamento conservador para artrose visando a melhoria dos sintomas e possibilitando evitar ou postergar uma cirurgia.
Nem toda lesão em menisco necessita de cirurgia. Uma boa avaliação física bem como a avaliação dos exames é que definem a conduta a ser realizada.
Em entorses no joelho pode ter havido alguma lesão ligamentar que gera uma instabilidade na articulação, podendo com isso gerar outras lesões nesta articulação. O paciente deve, portanto, procurar um especialista para adequada avaliação.
Em alguns pacientes a sobrecarga mecânica sobre o joelho pode gerar uma inflamação e dor. É importante nesses casos uma adequada avaliação médica e descartar lesões associadas.
Alguns pacientes podem ter variações anatômicas do eixo do membro inferior. Só é anormal quando o paciente apresenta sintomas como dor, assimetria dos membros e inflamação nos joelhos. Neste caso é importante consultar um especialista.