Infectologia

infectologia-clinica-integrale

O que é a Infectologia?

A infectologia é a especialidade que investiga, trata e previne as infecções causadas por microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas.

O infectologista maneja infecções em todos os órgãos e sistemas. Tem conhecimento sobre: técnicas para diagnóstico de doenças infecciosas e os seus diagnósticos diferenciais; uso de antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários; medidas de prevenção de infecções; vacinação; infecções em pacientes imunossuprimidos; infecções relacionadas à assistência à saúde e as pós-operatórias.

O infectologista tem interface com todas as outras especialidades médicas, atuando frequentemente de forma multidisciplinar com outros colegas.

Infectologia em BH

Por que procurar a Infectologia?

Benefícios da Infectologia

Pergunta que a Doutora Responde

dra-juliana-fulgencio

Dra. Juliana Fulgêncio Henriques

Dúvidas frequentes

Sim, a febre é um sinal que pode indicar a presença de infecção. No entanto, outras doenças não infecciosas também podem levar à febre. O infectologista faz a investigação do quadro de febre.

Não, você pode procurar o infectologista mesmo sem encaminhamento por outro especialista.

Não, qualquer infecção em qualquer órgão é tratada pelo infectologista. Frequentemente, manejamos infecções pós-operatórias, infecções associadas a implantes, infecções em imunossuprimidos (como pessoas que estão em tratamento reumatológico ou quimioterápico, portadores do HIV ou de outras doenças que levam à imunossupressão), dentre outros.

Sim, o HIV e as outras infecções sexualmente transmissíveis frequentemente não causam nenhum sintoma durante um tempo, e só são diagnosticadas através de exames laboratoriais. Ainda, mesmo sem sintomas, o portador dessas doenças pode transmiti-las para outras pessoas caso não seja bem orientado. Hoje, temos conhecimento avançado sobre essas doenças e os tratamentos são amplamente disponíveis, fáceis de fazer e com pouquíssimas complicações. Com o controle adequado da doença, o paciente pode ter vida completamente normal

Durante muitos anos, a osteomielite e as infecções associadas a implantes (como próteses articulares, de valvas cardíacas e outros dispositivos implantados) eram consideradas quase ou totalmente incuráveis. No entanto, com o avanço das técnicas diagnósticas, de conhecimento sobre uso de antibióticos, e da íntima interação entre o infectologista e o cirurgião, consegue-se resultados excelentes e grandes chances de controle completo da infecção.

Agendar minha consulta

Quero agendar minha consulta agora

×